Profissões ligadas ao varejo, internet, setor
bancário e T.I. devem ampliar as contratações; cargo de gerente de
relações governamentais é o maior destaque
As
profissões ligadas ao varejo, à internet e ao setor bancário estão
entre as mais promissoras do mercado de trabalho, segundo pesquisa da
consultoria Michael Page feita em cinco países (Estados Unidos,
Inglaterra, Alemanha, França e Brasil).
O profissional que faz a ponte entre o setor de Tecnologia de
Informação e as demais áreas das empresas, um dos pontos cruciais para
as organizações atualmente, é também outro nicho que oferece boas
oportunidades.
Por fim, a consultoria lista o posto de gerente de relações
governamentais como um dos que deve ampliar a contratação nos próximos
anos. Com atuação em grandes empresas, em especial aquelas que são
fiscalizadas por órgãos reguladores, como Anatel e Aneel, o nível de
exigência desse cargo é alto: o profissional deve ter boa capacidade de
comunicação, ao mesmo tempo que precisa entender os detalhes
burocráticos. Por isso, oferece o maior salário entre as sete carreiras:
R$ 45 mil
"São profissões muito especializadas, que atendem a demandas atuais e
futuras. A perspectiva para os próximos anos é de ampliação no campo de
trabalho desses cargos", diz, em nota, o presidente da Michael Page no
Brasil, Paulo Pontes.
Veja abaixo as 7 carreiras mais promissoras:
Gerente de treinamento do varejo
O que faz: treina os funcionários de cada ponto de
venda da empresa. A percepção hoje, diz a consultoria, é que é mais
eficaz treinar os funcionários de acordo as necessidades do tipo de
cliente de cada localidade. Antes, a prática era adotar um treinamento
igual para todos os funcionários.
Formação: administração de empresas, recursos humanos e psicologia.
Onde procurar emprego: empresas do setor de varejo.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil.
Gerente de identidade visual
O que faz: é o responsável por adequar o ponto de
venda ao perfil do público que o frequenta. É quem decide que linha de
produtos deve ganhar destaque, como os vendedores devem abordar os
clientes, entre outros pontos.
Formação: publicidade e propaganda, marketing e administração, com experiência em varejo.
Onde procurar emprego: empresas do setor de varejo, em especial no segmento de luxo.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
Gerente de comunidade
O que faz: atua na comunicação com o consumidor por
meio de redes sociais, blogs e fóruns online. É responsável, por
exemplo, por impedir que as reclamações sobre um produto ou serviço de
sua empresa divulgadas no Twitter ou no Facebook se transformem em
virais negativos.
Formação: marketing e publicidade e propaganda.
Onde procurar emprego: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$ 7 mil a R$ 10 mil
Gerente de marketing online
O que faz: elabora a estratégia de marketing de uma
empresa nas redes sociais, como Twitter e Facebook. O trabalho inclui,
por exemplo, definir que rede social a empresa deve utilizar para
atingir um público específico. Na Europa e nos Estados Unidos, os
profissionais desse ramo já contam com experiência de até dez anos no
currículo, afirma a consultoria. No Brasil, só agora o marketing online
começa a ganhar destaque, o que explica a alta procura por esses
profissionais.
Formação: publicidade, propaganda e marketing.
Onde procurar emprego: agências de comunicação e empresas que atuam nas redes sociais
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 15 mil
Gestor de reestruturação
O que faz: nos bancos, gerencia a carteira de
clientes endividados, que abrange as empresas em dificuldades
decorrentes, principalmente, da crise econômica de 2008. Há
profissionais desse tipo também dentro das companhias, com a missão de
equilibrar a situação financeira da empresa.
Formação: gestão e administração de empresas,
economia e engenharia, com pós-graduação em finanças e experiência
comprovada em áreas de risco de crédito.
Onde procurar emprego: instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado.
Salário médio: R$ 14 mil a R$ 24 mil
Gerente de projetos
O que faz: é o responsável por manter o diálogo
entre o departamento de TI e as demais áreas de uma empresa. Cumpre a
função de levar os pedidos dos funcionários aos técnicos de sistemas de
informação. Ao mesmo tempo, aponta aos funcionários as limitações dos
recursos de TI.
Formação: engenharia e informática.
Onde procurar emprego: médias e grandes empresas de todos os segmentos.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 20 mil
Gerente de relações governamentais
O que faz: é o interlocutor da empresa junto a
órgãos governamentais e agências reguladoras, como Anatel e Aneel. Sua
área de atuação inclui desde questões legais até assuntos
socioambientais. Por isso, o cargo exige um profissional que tenha
grande capacidade de comunicação e, ao mesmo tempo, conhecimento e
aptidão para os detalhes burocráticos.
Formação: comunicação, direito, administração de
empresas, relações internacionais ou ciências sociais, de acordo com a
área de atuação da companhia.
Onde procurar emprego: empresas de grande porte, principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 45 mil
Fonte: Estadão Online
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